Colmeia Soluções Culturais | Faça melhor. Faça diferente!

Central de Ajuda

Gerais

1O que é um museu?
Segundo a Lei 11.904 de janeiro de 2009, Museu é uma instituição sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e seu desenvolvimento, de administração pública ou privada, que tem como objetivo divulgar, valorizar, pesquisa, conservar, investigar, interpretar e expor coleções e conjuntos de valor artístico, histórico, técnico, científico ou quaisquer naturezas.
2Qual a diferença de memoria, museu e coleção visitável?
Memorial é um espaço destinado para valorizar a história de algo escífico, como por exemplo uma pessoa, ou um momento da história.
Já o Museu é uma instituição que valoriza e divulga seu tema numa amplitute maior, não limitando tanto a um fato específico.
Por fim, a Coleção Visitável é um aglomerado de objetos que se relacionam com o tema da coleção.
3O que é uma reserva técnica?
Reserva Técnica é um espaço da instituição, de acesso limitado, onde o acervo que não estão expostos são acondicionados de maneira segura.
4O que é documentação museológica?
Documentação museológica é uma atividade desenvolvida internamente na instituição onde são realizados os registros das informações tidas como importantes sobre o acervo museológico.
5O que é Plano Museológico?
É um documento desolvido por toda a equipe da instituição museológica de caráter estratégico, onde a instituição é completamente analisada, pensada e planejada chegando em soluções e possibilidades de melhorar as áreas que necessitam alcançando o objetivo da instituição.
6O que é o Estatuto de Museus?
Estatuto de Museus é a Lei 11.904 de janeiro de 2009 que estabelece diretrizes, direitos e deveres dos museus em âmbito nacional.
7O que é Projeto Expográfico?
É a análise e estudo de toda proposta de exposição. Nesse projeto a exposição é desenvolvida em sua plenitude, desde o estudo da planta baixa do espaço, sistema elétrio, identidade visual, tipo de iluminação de cada espaço na exposição, delimitação de cores que serão utilizadas, seleção e localização de objetos para/na exposição, etc.

Recursos

1Como consigo dinheiro para fazer uma nova exposição?
Atuamos com múltiplas possibilidades que vão desde incentivo fiscal até parcerias público privado, além da nossa plataforma de captação de recursos. Em conjunto, também contamos com uma vasta lista de parceiros que auxiliam financeira e profissionalmente na excução dos projetos.
2O que são projetos de sustentabilidade financeira?
São projetos que desenvolvemos primando a manutenção financeira, após encerradas as atividades da Colmeia no espaço, possibilitando assim a continuidade das ações. Atuamos também com a viabilidade de elaboração exclusiva de projetos de sustentabilidade finaceira para atividades já desempenhadas por terceiros.
3O que é Gestão 360º?
Desenvolvemos projetos onde atuamos com a gestão completa das etapas, evolução, bugdes, etc, desonerando você quanto às preocupações e procedimentos mais burocráticos do projeto em andamento.
4O que é Gestão de Museus?
É um serviço que oferecemos para realizar a administração total ou parcial (de setores) da instituição museológia. Para isso, contamos com parceiros e equipe especializada na realização de atividades corriqueiras ou atípicas.
5Quando acontece a Restituição?
A restituição ocorre quando o valor final do projeto for maior do que os custos utilizados para a realização. Dessa forma, no momento da prestação de custos do projeto executado pela Colmeia, atividade fornecida gratuitamente, são apresentados os valores excedentes e definidas as maneiras de devolução do dinheiro para você.

Projetos

1Como a Colmeia se diferencia nos prazos?
A Colmeia utiliza as ferramentas de KPI para garantir o cumprimento dos prazos de execução do seu projeto como meio de assegurar a entrega na data estipulada como previsto desde o início.
2O que é Gestão 360º?
Desenvolvemos projetos onde atuamos com a gestão completa das etapas, evolução, bugdes, etc, desonerando você quanto às preocupações e procedimentos mais burocráticos do projeto em andamento.
3Como a Colmeia conduz seus projetos?
Nossos projetos e atividades estão sempre voltados para a qualidade do serviço que realizamos e a preocupação com os detalhes, pois entendemos que cada fator interfere no resultado final do seu projeto.
4Como são as exposições da Colmeia?
Para encantar e cativar ainda mais seus visitantes, desenvolvemos exposições empolgantes com o intuito de melhorar a experiência dos visitantes no seu museu. Tudo isso com você ea parceria de profissionais qualificados.
5É possível que uma exposição seja desenvolvida somente para mim?
Todos as nossas exposições são individualizadas.
Nossos projetos são resultado de pesquisa histórica e análise da identidade que você deseja passar ao visitante, por isso defendemos o conceito de que cada projeto é único e individual, reforçando ainda mais sua marca.
6Como vocês conseguem devolver dinheiro? Como sobra?
Apesar de definido o bugdet do projeto, durante todo seu desenvolvimento a Colmeia se preocupa em buscar a otimização inteligente dos custos de maneira a não impactar negativamente no resultado final percebido pelo visitante. Encontramos assim o ponto máximo de equilíbrio entregando o projeto de menor custo e melhor qualidade.
7Como posso confiar no trabalho de vocês?
Prezamos pela transparência não somente das etapas do projeto, mas também em relação aos custos. Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma própria que permite você acompanhar em tempo real todo o andamento do projeto, seus gastos - todos com recibo e ainda conversar diretamente com todos os profissionais envolvidos, tudo de maneira simples e em qualquer dispositivo.
8Existe algum tipo de prestação de contas?
Como política interna da Colmeia, ao término de cada contrato nós detalhamos todas as atividades realizadas por nosso proissionais em conjunto com todos os valores atribuídos ao projeto. É também nesse momento que ocorre a restituição de custos caso o saldo seja positivo.

Plataforma

1Quais os benefícios do uso da plataforma de projetos da Colmeia?
Prezamos pela transparência não somente das etapas do projeto, mas também em relação aos custos. Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma própria que permite você acompanhar em tempo real todo o andamento do projeto, seus gastos - todos com recibo e ainda conversar diretamente com todos os profissionais envolvidos, tudo de maneira simples e em qualquer dispositivo.
2Existe algum custo para utilizar a plataforma?
Não. Ao realizar qualquer projeto conosco você será apresentado à plataforma e automaticamente ganhará um usuario e senha para acessá-la, sem custo algum.
3Como sei que meus dados estão protegidos?
Um dos grandes objetivos da plataforma própria é fornecer segurança para seus arquivos sigilosos, para isso, ela foi desenvolvida pelos próprios programadores da Colmeia e está hospedada internamente nos servidores da Colmeia. Tudo para não envolver terceiros e garantir o sigilo das informações de seus projetos.
É mais segurança e tranquilidade para você!
4Como sei que meu acesso é seguro?
A Colmeia faz uso da mesma técnologia de proteção de acesso utiliza pelos bancos; além disso, toda ação realizada dentro da plataforma é monitorada e registrada garantindo assim tranquilidade e segurança no acompanhamento de seus projetos.
Não encontrou a resposta que estava procurando?

Fale com nossos especialistas