Revolucionando o Jeito de Fazer Cultura | Colmeia Cultural

Museu da comunicação ZYP-9

Consultoria do Museu da Comunicação

Estruturação do conceito do Museu fixo e itinerante, desenvolvimento das documentações legais, análise de acondicionamento e conservação do acervo, estudo de viabilidade e planejamento do local-sede de inserção do museu fixo.

Cliente:

Museu da comunicação ZYP-9

Data:

01/2019 ~ 01/2020

Tag:

Consultoria museológica, Estruturação de conceito, documentação museológica, conservação de acervo, estudo de viabilidade.

Esse projeto consiste em realizar atividades internas do museu, como o desenvolvimento do Regimento Interno, Política de Acervo e Comissão de Acervo, para estruturar as questões basilares e documentais do Museu.

Também foram desenvolvidos métodos e estudo de viabilidade de acondicionamento de acervo para transporte e locomoção analisando sempre a logística e estabelecendo atividades e rotas estratégicas.

Rádio profissional


AM da região.
0

Projetos realizados


realizados em parceria com a Colmeia.
0

Documentos legais


já constituídos.
0

Meios de comunicação


em exposição no museu.

Outro aspecto peculiar das atividades do Museu da Comunicação foi a demanda de análise e averiguação de possibilidade de instalação de museu em espaços pré-determinados, considerando todo um estudo de entorno e fluxo de pessoas, visitantes em potencial, além de demais atrativos e formas criativas de viabilidade e sustentabilidade econômica do espaço.

É importante dizer que a razão principal de existir do Museu é a preocupação é o foco na disseminação e incentivo de pesquisas, sejam de cunho científico ou não.

Alguns dados do museu:

  • Rádio fundada em setembro de 1948;
  • Possui em acervo o primeiro jornal da região;
  • Conceito de Museu fixo e exposição itinerante sobre rodas.

Sobre o Museu Itinerante

    A exposição realizada através de um caminhão equipado une o desafio de preservar o acervo fora de um ambiente controlado com tornar um espaço móvel atrativo ao público.